Plugins são softwares que funcionam hospedados dentro de outro software, que nosso caso é uma DAW. Entre os tipos de plugins mais famosos, temos os VST, RTAS, AAX entre outros. Os VSTs talvez sejam os mais comuns entre os usuários de DAWs para Windows e LInux, e principalmente citando as DAWs mencionadas nesta matéria.
O que os plugins fazem?
Bem, em geral, os plugins atendem alguma necessidade externa do software hospedeiro, como neste caso, são os efeitos tipo, reverb, delay, chorus, compressores, equalizadores, de-esser, etc. São muitos tipos, pense em um rack gigante de efeitos e você vai entender melhor o que um plugin faz. Contudo, além de efeitos, temos também os VSTIs que são instrumentos virtuais, como sintetizadores, processadores de efeito e samplers. Normalmente, uma daw compatível com VST é também compatível com VSTI, porém, como não conheço muitas daws, não vou afirmar que isso é completamente verdade.
Na internet, achei um site que explica muito bem sobre as variações de formatos de plugins. Segue o endereço:
https://www.escolasdeandromeda.com/post/formatos-de-plug-ins-de-%C3%A1udio-explicado-vst-aax-au-rtas
Existem plugins pagos e gratuitos e a boa notícia é que plugins gratuitos têm oferecido uma qualidade muito bacana para trabalhos profissionais. Aqui embaixo, segue uma lista de links para baixar plugins gratuitos de qualidade.
- Reverb:
https://www.audiopluginsforfree.com/pt/tag/reverb/ - Vários tipos:
https://refugiodoaudio.wordpress.com/2019/10/09/5-plugins-vst-de-reverb-gratuitos-para-download/ - VSTI e VST
https://blog.landr.com/pt-br/best-free-vst-plugins-4/
Na próxima matéria, vamos continuar falando de softwares, porém, os VSTIs Kontakt, Guitar Rig e Sintetizadores. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário