terça-feira, 9 de agosto de 2022

Gravando em casa

Essa é uma matéria exclusiva para quem deseja gravar suas composições ou até mesmo trabalhar com arranjador musical em casa. O objetivo é dar sugestões de equipamentos e softwares adequados ao modelo de estúdio escolhido para minimizar os custos, ou em melhores palavras, para comprar o que é certo para o seu modelo. Então vamos lá! ;)

              foto: Piterest. https://br.pinterest.com/pin/738308932633227435/

Qual modelo de estúdio você quer ter?

Bem, quando falamos de estúdio musical, todo mundo já pensa nas paredes de madeira e espuma, grandes consoles, muitos equipamentos analógicos e digitais, etc. Bem, esses são grandes estúdios, equipados para gravar uma orquestra se necessário. Não é essa nossa ideia. Um home studio, não quer dizer um estúdio de qualidade baixa, mas um estúdio com menor índice de recursos para fazer gravações de grande porte, como por exemplo, a orquestra. Mesmo em um ambiente muito pequeno, do tamanho de um quarto de 9m², você pode fazer gravações de alta qualidade para o mercado profissional, basta, ter os equipamentos e softwares certos, não esquecendo do principal: Know How! que quer dizer literalmente: “saber como”. Pois é, não basta ter os equipamentos adequados se não tiver o conhecimento. Então, vamos tratar de começar a adquirir esse conhecimento de uma vez! Então, ao decorrer desta matéria, vamos estar falando dos equipamentos e softwares necessários e em paralelo, vamos ter tutoriais sobre configuração de hardware, como operar uma DAW, sobre mixagem, plugins, etc. Basta você ficar ligado em tudo que vamos disponibilizar aqui, ok. Beleza, agora, vamos voltar ao primeiro tópico dessa matéria e falar sobre computadores.

Configuração de computador para home studio

É muito comum você ver em estúdios (mesmo home) mais equipados, tendo por exemplo, um Mac. Pois é! O computador da maçã se tornou referência para áudio digital no princípio dessa categoria, porque ele tinha uma configuração de hardware muito diferenciada que possibilitava a gravação profissional em um computador enquanto os PCs comuns da época não podiam. Atualmente, temos configurações muito mais altas em PCs que permitem a gravação profissional também neles, porém, com uma vantagem muito importante: o custo.

O custo de um Mac é muito maior que um PC comum, e o fato do uso do Windows ou Linux, torna esse custo nos PC's ainda menor. Então, vai minha primeira recomendação pra você que vai montar seu primeiro home: use um PC.

Bem, obviamente, não podemos pensar em um PC qualquer, temos que ter configurações que atendam a alguns requisitos, como, nível de processamento, tamanho e frequência da memória RAM, tipo de armazenamento, versão da USB e umas coisinhas a mais. Não fique preocupado, porque, apesar de estar falando de configurações ideiais para um PC que será usado para seu home, isso não vai ficar caro, basta comprar certo! Então, vamos refinar essas informações para escolhermos certo.

Processador
Ele é o cérebro da máquina. É nele que são processados os dados de entrada e saída e por ele também são gerenciados os dados que são processados em outro lugar, como por exemplo, sua interface de áudio. Mas, existem vários tipos de processadores e aqui, vou te explicar qual é o ideal pra você, sem exageros, ou seja, um processador que vai muito além do que você pretende usar e também sem riscos, ou seja, agora estou falando do contrário, um processador que vai te deixar em falta.

Intel x AMD
São duas marcas de processadores. Ambos, são processadores muito bons, mas, nessa matéria, vou me ater a recomendar o Intel, porque nunca testei gravar áudio com processadores AMD, então, para não correr o risco de dar uma sugestão ruim, vou falar do que já testei e aprovei.
Na Intel, atualmente temos os processadores da série I (i3, i5, i7 e i9), Xeon, Pentium e Celerom (se eu não esqueci de nenhum!!!). Além disso, temos as versões dos processadores, por exemplo, da primeira geração (antigos) e atualmente estamos na 12ª geração. A diferença das gerações não tem haver somente com velocidade, mas também com compatibilidade com outros recursos da máquina, como por exemplo, a memória RAM. Pra não confundir a cabeça de quem está lendo, vou falar apenas do que será minha sugestão para vocês que vão montar seu primeiro home, então, vamos lá.

PROCESSADOR INTEL I5 - 7200OU
ver página da intel

É um processador que já está em uma geração passada, porém, ainda sendo produzido pela Intel. É um processador que tem uma frequência alta, é compatível com frequências de memória de 1600MHz ou superior (padrões DDR3 e DDR4), etc. É um processador excelente e por ser de 7ª geração, seu preço está bem atraente, ou seja, uma máquina excelente em todos os sentidos para montar seu PC para o home. E quando falo excelente, é porque atende tanto aos requisitos técnicos como custo. A média de preço deste processador é de R$250,00 (Ago/2022). Em comparação ao I5 de 12ª geração, a diferença é de mais de R$1.000,00.

MEMÓRIA RAM

Uma confusão que muita gente tem é que somente o fato de ter um bom tamanho de memória RAM resolve problemas de velocidade do computador e isso é um erro. É necessário que ela tenha uma frequência alta, por exemplo, para os processadores I5 7200OU (citado acima) ela deve trabalhar a uma frequência igual ou superior a 1600MHz o que é muito bacana! Então, pense no seguinte:

  • Tamanho da memória: 8GB ou superior
  • frequência: 1600MHz
  • Padrão: DDR 3 ou DDR4.

Além disso, ainda temos configurações de placa-mãe, chipset e algumas outras coisinhas, mas convenhamos: você quer ser um produtor musical e não um especialista em hardware, certo?!!! Então, essas informações não servem pra nada??? Claro que servem! Aqui, vemos o princípio que você deve conhecer para montar uma máquina ideal ou para verificar se as configurações estão adequadas ao comprar uma máquina pronta (tipo, HP, Samsung, Acer, etc). Qual é a melhor opção então?
Bem, pra responder de maneira fácil e que não te cause dúvidas na hora de comprar, basta dizer o seguinte: Ao invés de comprar tudo separado, compre o kit especificando o processador e a memória ram (tamanho e frequência). Assim, ao comprar o kit, você terá certeza de que tudo está compatível e não vai correr o risco de comprar peças erradas. Por exemplo, você pode buscar pelo kit dessa forma na internet:

Placa mãe, processador I5 7ª geração e memória Ram 8GB de frequência de 1600MHz.

Você pode optar também por outros modelos de kit, usando menores recursos, como por exemplo, o processador I5 3470 com chipset B75. Esse kit ainda é bem bacana, mas, sua principal diferença para nosso caso é que não suporta memória DDR4, contudo, suporte DDR3 de 1600MHz, então, eu diria que vale à pena. Neste caso, você pode fazer sua pesquisa dessa forma: Kit placa mãe, processador i5 3470 B75 e memória 8GB, lembrando de um detalhe importante: Em muitos casos, você vai ver que alguns kits vêm com módulo de 4GB de Ram. Isso não é problema caso você esteja para comprar outro módulo de 4GB imediatamente ou se puder negociar com o vendedor pra mandar ao invés de um módulo de 4GB, um de 8GB.
Sobre módulos de ram, recomendo a não usar vários módulos e sim um módulo. Por exemplo, você deve ter no mínimo 8GB de ram. Há módulos de 8GB, então, compre um módulo de 8GB e não 2 de 4GB. Caso você já tenha um módulo e deseja somente aumentar, isso não será um problema, mas, lembre-se que antes de adquirir outro módulo, você deve saber qual é a frequência do módulo que está sendo usado e comprar da mesma frequência para que não haja incompatibilidade.


ARMAZENAMENTO

Bem, atualmente com o nascimento do Windows 10 e agora o Windows 11, fica realmente ruim usar HDs para o sistema operacional. Esses sistemas operacionais são muito pesados para HDs, então, a primeira dica: Instalar um SSD.
O SSD é um novo padrão de armazenamento. Enquanto o HD quer dizer “Hard Disk” o SSD quer dizer “Solid State Drive” e fisicamente isso quer dizer o seguinte:

a) O HD é um disco metálico, magnético que contém as informações. Sua taxa de transmissão de dados de leitura e gravação fica entre 150MB/s à 200MB/s. Essa taxa pode ser alterada pelo RPM do HD. No caso de HDs com 5400RPM, a taxa de transmissão é bem mais baixa. Atualmente, com o windows 10 e 11, eu não recomendo o uso de HD para o sistema operacional, mas, acho bacana para armazenamento dos arquivos, algo que vou falar à frente.

b) O SSD é um chip. Apesar dos modelos SATA terem a aparência de um HD de notebook, aquela “caixinha” é somente para poder ser compatível com os encaixes, ou seja, nada tem haver com seu sistema físico.

Como mostrado na imagem acima, vemos dois tipos de SSDs: SATA e NVME (soquete M2). Vamos saber o que há de diferente nisso.
 

SATA - É a porta de comunicação mais comum em computadores atualmente. É o mesmo padrão usado para HDs, porém, se essa mesma porta é usada por um SSD, ela atinge seu potencial de 6Gbps o que o HD não pode fazer. A velocidade de um SSD SATA 3 fica em uma média de 500MB/s de leitura e gravação.
 

NVME - O padrão NVME ainda não está presente em todas as placas mãe, por isso, se você deseja instalar um SSD nvme em seu computador, primeiro certifique-se que a placa mãe do mesmo tenha o soquete M2 que é compatível com o SSD nvme. Caso tenha, ótimo! Você pode adquirir um nvme! A velocidade média de um SSD NVME fica em uma média de 2100MB/s em leitura e gravação. A diferença de preços entre os dois tipos de SSD não são muito relevantes, então, caso você tenha suporte para as duas opções, dê preferência para o NVME que é muito mais rápido.

Dica interessante 

O valor proporcional do SSD (independente do modelo) para o HD ainda é muito alta. Um SSD de 240GB pode custar igual ou mais caro do que um HD de 1TB, sem falar que o HD, é mais durável. Então, minha dica é o seguinte: Use um sistema híbrido de armazenagem, ou seja: para o sistema operacional, use um SSD (SATA ou NVME) de um tamanho mínimo de 240GB, porque esse drive é que vai aumentar e muito o desempenho de sua máquina e no caso de unidades deste tamanho, o custo é baixo. E para armazenar os arquivos, use um HD. Você pode assim comprar um HD de 1TB e ficar tranquilo quanto à espaço para armazenar, sem falar que você poderá usá-lo de forma externa, apenas adquirindo um case tipo dock station e usar mais de um HD sem precisar mexer na máquina. Isso não é uma regra, mas, é uma boa ideia, eu mesmo faço isso e também muita gente usa dessa forma.

COMUNICAÇÃO USB

Pouca gente se liga nesse detalhe que é imprescindível para quem vai montar um PC para gravar. A porta USB tem versões as quais possuem velocidades diferentes. Então, vamos ver sobre isso:

A USB ainda mais usada para as interfaces de áudio são as USB 2.0. Caso você tenha uma máquina com USB 1.0 por exemplo, você vai ter problemas de latência, então, você deve ficar bastante atento a este detalhe. Minha recomendação é que se você vai adquirir um computador novo (seja montando a máquina ou comprando uma pronta), que antes de comprar você já verifique este detalhe para não ter surpresas e dar preferência à versão USB 3.0. Bem, se você tem portas USB 3.0 ou superior e tem uma interface que usa USB2.0, está tudo bem, sua interface vai funcionar normalmente, não acontecerão problemas de latência, porque a USB do computador é mais rápida do que da interface. Porém, caso seja o contrario, ou seja, a USB do computador for mais lenta (USB 1.0) do que a interface, então, com certeza você não vai conseguir gravar. Por isso é tão importante verificar a versão da USB. A boa notícia é que atualmente, quase todos os computadores novos vêm com portas USB 2.0 ou superior, então, dá pra ficar mais tranquilo, contudo, mesmo assim é bom dar aquela conferida antes de comprar.

CONCLUSÃO

Bem, isso aqui não é um curso de hardware! Então, é claro que existem várias abordagens sobre processadores, memória ram e outros, mas, acredito que o que foi mostrado aqui já lhe permita escolher o computador ideal para montar seu primeiro home studio. Contudo, o computador é a nossa primeira fase, ainda temos muito pra ver e na próxima matéria, vamos estar falando sobre a Interface de áudio. Quais as configurações ideais de uma interface, quantas portas de entrada ela deve possuir para um home, e quais outros recursos.
Espero que esse conteúdo seja útil pra você e estou aqui para ajudá-lo a tirar suas dúvidas, caso as possua. Minha gratidão por sua leitura! Até o próximo artigo!

Nenhum comentário: